Governo mais do que duplica valor da linha de apoio às empresas

Governo mais do que duplica valor da linha de apoio às empresas


As empresas já abrangidas por estes apoios são as de restauração, turismo, agências de viagens, animação turística e organização de eventos. Agora, também as empresas da indústria e centenas de atividades económicas passam a estar incluídas na lista.

Governo decidiu duplicar o valor das linhas de crédito para o apoio às empresas por causa da pandemia do novo coronavírus. De acordo com a notícia avançada pela rádio “TSF”, esta segunda-feira, o montante global vai crescer de três mil milhões de euros para 6,2 mil milhões.

Este apoio vai incluir quatro linhas, das quais uma é remodelada, passando a abranger centenas de atividades, e cujo valor passa de 1,3 mil milhões de euros para 4,5 Milhões. 

De acordo com a rádio, este novo protocolo entre o Estado e os bancos vai continuar a abranger as empresas de restauração  com 600 milhões de euros. Já as de turismo podem concorrer aos mesmos 900 milhões, e as agências de viagens, animação turística e organização de eventos continuam a ter ao dispor uma linha de 200 milhões.

Porém, a linha de “Apoio às empresas da Indústria” vai passar agora a chamar-se “Linha de Apoio à Atividade Económica”. Mas é no valor total e nas atividades beneficiárias que está a grande diferença: os 1,3 mil milhões de euros anteriormente alocados a este apoio sobem para 4,5 mil milhões. Feitas as contas, as quatro linhas sobem para um valor de 6,2 mil milhões.

Já as cerca de 90 Classificações de Atividade Económica (CAE) abrangidas na linha passam agora a ser muitas centenas, que vão desde a agricultura, indústria do papel, construção, comércio de todo o tipo de bens, e serviços.